Mais Acessados

Posted by : Unknown julho 01, 2013

Os asiáticos carregam uma grande devoção pelos seus ídolos  assunto que rendeu muito recentemente, quando ficou em evidência a garota de um grupo que raspou a cabeça para pedir desculpas ao público. Tal fato ocorreu porque ídolos orientais frequentemente assinam um contrato que as impede de ter uma vida amorosa, pasmem, apenas para agradar aos fãs obcecados que promovem e mantêm sua fama.

Tal fenômeno já foi explorado por filmes. Lembro de um que vi sobre um homem que amava uma cantora e, quando ela sofre um acidente e tem seu rosto ferido, ela não quer mais ser vista por ninguém, o homem então se cega para poder estar ao seu lado. Se você pensa que isso é exagero e fantasia é porque não conhece histórias como as de Yukiko Okada.




O corpo da famosa ídolo japonesa, que cometeu suicídio em 1986, com apenas dezoito anos. Nascida com o nome de Sato Kayo, era uma garota com sonho de alcançar o estrelato. Realizando participações em todos os testes que pôde, inclusive com competições de talento como "HoriPro Talent Scout Caravan" e "Concurso Fresh Gyaru", Sato Kayo não obteve sucesso em ambos os testes e suas tentativas de adentrar a indústria de entretenimento começaram a encontrar oposição de seus pais quando suas notas na escola começaram a decair.  Sem contar aos pais, Sato se inscreveu para fazer um teste no programa de talentos "Suta Tanjo!"(スター誕生!, Nasce uma Estrela!), sendo qualificada para os testes que aconteceriam na cidade de Nagoya.

Os pais de Sato não aceitavam a possibilidade de uma carreira artística oposta aos estudos, com um futuro incerto, por isso, concordaram que a filha seguisse com seus planos com a condição que que ela recuperasse as notas, se formasse no colégio e prestasse um teste simulado para admissão na "Escola Sênior Koyo de Ensino Secundário de Nagoya"(名古屋市立向陽高等学校)", e ficasse entre os cinco primeiros colocados. Se cumprisse estas condições, (que, de acordo com seus pais, lhe dariam uma segunda chance na vida, caso sua carreira de cantora não se desdobrasse como ela planejava), ela poderia continuar seu sonho.

Sato Kayo conseguiu cumprir todas as exigências de seus pais, e conseguiu participar das finais da fase corrente do programa "Suta Tanjo!", realizadas em março de 1983, onde ela recebeu o nome artístico de Okada Yukiko. Ela continuou sua carreira como cantora, passando também a receber propostas para atuar regularmente em radio e, mais tarde, em programas de TV.

Por volta das dez horas da manhã, do dia 08 de abril de 1986, o empresário de Okada Yukiko foi visitar a cantora no apartamento onde ela residia em Tóquio, e encontrou a jovem chorando, encolhida dentro de um guarda-roupa, onde havia de refugiado depois de cortar o pulso e abrir os dutos de gás da cozinha. Ele levou a cantora às pressas para o (atualmente já fechado) Hospital Kita-Aoyama (北青山病院), que ficava nas proximidades da grande avenida Omotesandô, na área pertencente ao Distrito de Minato, em Tóquio, para fazer curativos. 


Logo após o tratamento, ela foi levada para se acalmar no prédio da gravadora Sun Music, localizado em Yotsuya, uma área nobre comercio-residencial, situada no Distrito de Shinjuku, em Tóquio. Aproximadamente ao meio dia, Okada Yukiko pediu permissão para se retirar por alguns instantes para utilizar o banheiro. Sozinha, a cantora subiu as escadarias até o topo do prédio de sete andares. Chegando ao telhado, ela se colocou sobre o beiral, e finalmente, aos 19 anos incompletos, a jovem garota saltou para a morte.

Okada Yukiko não deixou cartas ou mensagem que tenha sido tornada pública para esclarecer as razões de seu suicídio  Foram feitas muitas especulações sobre os seus motivos, que variavam de depressão crônica, estresse, e uma desilusão amorosa, chegando até a insinuações de assédio e um caso com um homem mais velho, porém, nada foi provado. 

Todavia, se sabe que, pouco após a sua morte, começou a ocorrer na sociedade japonesa, o que foi definido como "Efeito Werther", um fenômeno psicológico, onde após testemunharem a ocorrência de um evento traumático benéfico ou maligno, algumas pessoas se vêem compelidas ou incentivadas a cometer o mesmo ato. No caso de Okada Yukiko, o que ocorreu foram uma série de suicídios  que poderiam ser definidos como 'suicidios copycat', cometidos em sua maioria, por fãs da cantora, na chamada "Síndrome de Yukko". Calcula-se que cerca de trinta a quarenta jovens tenham cometido suicídio, saltando de prédios nas semanas que se seguiram.


Okada Yukiko havia realizado a gravação de um nono single, intitulado "Hana no Image"(花のイマージュ), que estava previsto para ser lançado em 14 de maio de 1986. Com sua morte, a comercialização da obra foi cancelada e retida até 17 de março de 1999, quando foi lançada junto com uma Coleção em sua memória.

Em sua curta carreira, que durou cerca de dois anos, Okada Yukiko gravou apenas quatro álbuns e duas coletâneas. Apesar disso, é considerada até hoje, uma das cantoras mais importantes do pop japonês da década de 80, tanto em seu país, quanto no ocidente.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © E-Girls - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -